Não é novidade para ninguém que medicar os pets é a coisa mais difícil de se fazer, afinal, eles não gostam de tomar remédios, por mais que seja para o bem deles.
É nesse ponto que a manipulação veterinária entra para ajudar. Caso os bichinhos estejam doentes e/ou apenas precisem tomar medicinas rotineiras, a manipulação de remédios específicos para eles é o ideal.
Além disso, os donos do pet não precisam mais sofrer tentando colocar o remédio dentro de frutas e petisquinhos, pois eles sempre sentem o cheiro e jogam o remédio fora.
Quer conhecer mais sobre as facilidades e a importância da manipulação veterinária, então continue lendo!
Importância da manipulação veterinária
Assim como os seres humanos, quando os animais ficam doentes, há sempre uma dose correta de medicação que deve ser administrada. Caso seja menos que o indicado pode não ter o efeito necessário e se for a mais, o pet pode acabar passando mal.
Por isso, a manipulação veterinária produz a medicina na dosagem ideal para o peso, idade, tamanho e sempre de acordo com a prescrição médica receitada pelo veterinário.
Além disso, outro benefício da manipulação é a escolha do formato. Afinal, os animais tem sua preferência de petiscos, seja um biscoitinho, bifinho ou pasta.
Dessa forma, quando o medicamento é feito da maneira que o pet gosta, a administração fica mais fácil.
Você pode estar pensando “mas ele ainda irá sentir o gosto e cheiro do remédio e não vai aceitar”. E novamente temos outro benefício da manipulação veterinária.
Os remédios são produzidos com sabores e cheiros artificiais para que seu pet nem imagine que aquilo é um fármaco e coma pensando nos petiscos.
Problemas de administrar remédios produzidos pela indústria humana
Como dissemos, a manipulação veterinária é ideal para seus pets em diversos sentidos, porém ainda há aquelas pessoas que escolhem os remédios dos bichinhos na indústria humana.
É neste ponto que começam os problemas.
A estatura e necessidades do ser humano é muito diferente da dos animais. O peso, o tamanho e a forma com que o organismo absorve os nutrientes e vitaminas varia de pessoa para pessoa.
Imagine então, a diferença que há entre espécies.
É muito difícil dar a dose exata que o animal precisa em seu tratamento e isso gera desperdício, ou até mesmo intoxicação do pet.
Por conta disso, muitas pessoas partem o comprimido no meio, para acertar a dose, porém ela é imprecisa e mais uma vez pode trazer problemas para o animal.
Por isso, o ideal é apostar na manipulação veterinária!
Dicas para administração dos medicamentos
Os cães são muito espertos, e depois de alguns remédios ingeridos eles podem aprender um truque. Eles escondem o fármaco na gengiva e depois de um tempo cospem.
Por isso, acompanhe seu pet por pelo menos 5 minutos depois da administração do remédio.
Outro detalhe, os medicamentos são feitos para serem ingeridos da maneira que são produzidos.
Então, não abra a cápsula para misturar ao alimento, além do animal poder rejeitar a comida, as propriedades da medicina podem ser perdidas.
Mantenha sempre os remédios em locais secos e frescos, longe de crianças e dos animais. Não queremos que ninguém os coma por acidente!
Quer saber mais sobre o assunto e se tornar um profissional de qualidade na manipulação veterinária? Então conheça nosso curso de Farmácia Magistral.
0 Cometários