A drenagem linfática é uma massagem manual realizada com o principal objetivo de estimular o sistema linfático a eliminar fluidos em excesso do corpo.
Ela é feita com manobras de pressão na pele que impulsionam líquidos e toxinas indesejadas para o sistema linfático. Dessa forma, essas substâncias são eliminadas através da urina.
A drenagem linfática é uma ótima aliada para quem busca desinchar e acabar com problemas como retenção de líquidos. Porém, junto com seus benefícios, surgem algumas dúvidas a respeito dessa técnica, e até mesmo mitos!
Por isso, nesse texto, vamos tirar todas as dúvidas e falar o que é mito e o que é verdade sobre a drenagem linfática.
Mitos!
Se você escutar algumas dessas afirmações abaixo, pode ter certeza que a pessoa não conhece os benefícios da drenagem linfática, ou então está mentindo para você!
- Drenagem linfática emagrece.
É mentira! Como falamos acima, a drenagem linfática elimina do corpo líquidos retidos e toxinas indesejadas, não há eliminação de gordura. Para isso é preciso ter uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos.
- É preciso beber água para ter melhores resultados.
Mito! Apesar de ser muito importante se hidratar, a ingestão de água não está diretamente ligada com os efeitos da drenagem linfática. Então, você pode (e deve) se hidratar, mas não é isso que irá potencializar os efeitos da massagem.
- Drenagem com aparelho é melhor que manual
Não é verdade! Apesar das duas terem ótimos resultados, na massagem manual a profissional consegue identificar melhor onde estão os pontos com mais nódulos, para atuar ali com mais precisão.
- Grávidas não podem fazer a drenagem linfática.
Mais uma mentira! As grávidas podem e devem fazer a técnica durante sua gestação. Isso porque, durante a gravidez é muito comum que as mulheres retenham mais líquidos, e a drenagem é a melhor forma de aliviar esse problema.
Verdades!
Está procurando um procedimento que tenha todos os efeitos citados abaixo? Então, não perca mais tempo e marque agora sua drenagem linfática!
- Drenagem linfática ajuda na redução de celulites.
Verdade verdadeira! A retenção de líquidos é a principal causadora de celulites, uma vez que esses líquidos não permitem que as células sejam oxigenadas. Então, com a massagem, o problema é eliminado, reduzindo assim o incômodo.
- A técnica é indicada para quem fez cirurgia plástica.
É verdade! A massagem alivia dores e reduz o aparecimento de edemas causados por conta da cirurgia, sem contar que melhora a circulação sanguínea e oxigenação da região, fazendo com que o processo de cicatrização seja mais rápido.
- Ela melhora os sintomas da TPM
Também é verdade! Seu efeito relaxante auxilia na ansiedade e tensão causadas pela TPM. Além disso, também reduz o inchaço originado pela retenção de líquidos, que é um dos sintomas.
Quais os benefícios da drenagem linfática?
Resumindo os mitos e verdades, os principais benefícios da drenagem linfática, são:
- Combate inchaço e retenção de líquidos;
- Evita formação de celulites;
- Elimina toxinas do corpo;
- Ajuda no processo de cicatrização e na recuperação de cirurgias;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a oxigenação do corpo.
Como atuar na área?
Se interessou pelo assunto e quer atuar como profissional de drenagem linfática? Então, especialize-se!
Conheça nosso curso de Saúde Estética e esteja capacitada para atuar no mercado!
0 Cometários