O mercado farmacológico é um dos que mais cresce no Brasil. E a farmacologia clínica é uma das áreas mais amplas para atuação.
Neste ramo, a farmacologia clínica é responsável por estudar como substâncias químicas interagem com o sistema biológico das pessoas.
Normalmente, na área da pesquisa, o profissional que a estuda é responsável por analisar:
- Composição de medicamentos;
- Propriedades físicas e químicas;
- Toxicologia;
- Reações adversas;
- Mecanismo de absorção, etc.
A farmacologia clínica é a principal responsável pela indicação e análise de medicamentos para uso terapêutico e no tratamento de doenças.
Importância do profissional de farmacologia clínica
É muito comum, no Brasil, as pessoas irem até as drogarias em busca de medicamentos sem prescrição, para tratar qualquer sintoma e desconforto que sentem.
Porém, essa prática é um risco, uma vez que o estudo de fármacos é amplo e diversos fatores devem ser levados em consideração, e como a população não possui esse conhecimento, uma automedicação sem acompanhamento pode ser prejudicial.
Por isso, é muito importante que um profissional de farmacologia clínica esteja presente em cada um desses locais, para poder educar e orientar o paciente quanto ao uso do medicamento correto. Além de ajudar na condução do tratamento.
Porém, para isso, é preciso se especializar.
Benefícios da especialização em farmacologia clínica
Se especializar em farmacologia clínica é um dos primeiros passos para conseguir seguir carreira nesse ramo.
O mercado é sempre bastante aquecido, principalmente conforme a população envelhece, os medicamentos são indispensáveis para todos, sendo considerados itens de primeira necessidade.
Entre Outubro de 2020 e Setembro de 2021, as contratações na área aumentaram cerca de 22.22%, segundo dados colhidos pelo salarios.com.br.
Esses profissionais também possuem diversos locais de atuação, sendo eles drogarias, rede hospitalar e clínica, laboratórios, indústrias, estética, entre outros.
Além disso, no âmbito mercadológico, o profissional poderá atuar com:
- Gerenciamento e Administração em Drogarias
- Boas práticas em farmácia
- Vigilância sanitária
- Visitas técnicas
- Prescrição farmacêutica e cuidados farmacêuticos ao paciente
- Empreendedorismo Farmacêutico, etc
Por ser uma área ampla, algumas de suas principais especializações, são: nutrição clínica, estética, esportiva e prescrição de fitoterápicos.
Ainda segundo dados dados do salario.com.br um Farmacêutico Clínico ganha em média de R$ 3.776,89 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Como me especializar?
O profissional que deseja atuar nessa área tem a obrigação de ter uma especialização. Especialmente pela complexidade do trabalho e também pela sua grande importância.
Por isso, a IEPG oferece o curso de Farmacologia Clínica, que forma profissionais altamente capacitados, que finalizam o curso prontos para atuar no mercado de trabalho.
Isso porque, o método de ensino inovador, garante 50% de aula prática.
Quer saber mais sobre o curso? Entre em contato e garanta já a sua matrícula.
0 Cometários