Assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, são temas muito recorrentes na área de estudos farmacêuticos.
Por isso, é muito importante para quem trabalha neste meio, ou pretende trabalhar e até mesmo para quem está estudando sobre, saber a diferença entre elas.
Isso mesmo, por mais que os nomes sejam parecidos e muitas vezes confundidos, os dois conceitos são completamente distintos.
Apesar disso, cada uma tem a sua importância e são completamente essenciais para o trabalho de um farmacêutico.
E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje, então se essa é sua área de interesse, continue lendo!
Assistência farmacêutica
Quando falamos sobre a assistência farmacêutica, estamos nos referindo à toda responsabilidade do profissional que está relacionada com medicamentos.
Em outras palavras, o atendimento é oferecido à população, mas a assistência farmacêutica está relacionada com a produção, armazenamento, controle de qualidade, eficácia e pesquisas sobre os fármacos.
Ou seja, o farmacêutico atua em todas as etapas de um medicamento até que ele chegue à população.
Normalmente, quem atua com assistência farmacêutica trabalha em indústrias farmacêuticas, centros de pesquisa, órgãos reguladores, grupos de estudo e testes, entre outros locais.
Por isso, podemos dizer que o farmacêutico deve garantir a eficiência do medicamento e evitar qualquer dano ou risco causado pelo mesmo na comunidade.
Atenção farmacêutica
Diferente do conceito citado acima, a atenção farmacêutica está diretamente relacionada com o paciente.
Mas o que isso quer dizer?
O profissional que atua com atenção farmacêutica deve ser apto para tirar dúvidas de medicamentos ou falar sobre outros assuntos relacionados à saúde. Esse é o relacionamento direto que o farmacêutico tem com os pacientes.
Dessa forma é possível ter um diálogo mais humanizado, dar orientações e tirar qualquer dúvida sobre saúde que a pessoa tenha quanto ao uso adequado dos medicamentos.
O profissional que exerce a atenção farmacêutica trabalha em estabelecimentos com atendimento ao público, como farmácias, drogarias, hospitais, clínicas, entre outros.
Falando sobre a atenção farmacêutica, sabemos que o profissional desempenha diversos papéis, principalmente no contato direto com o consumidor.
Porém, uma das ações mais importantes nesse meio está relacionada ao uso racional dos medicamentos.
É função do farmacêutico verificar a dose e a duração do tratamento de acordo com as necessidades do paciente.
Esse passo é muito importante, pois minimiza riscos de reações negativas ao medicamento e ele também auxilia o paciente a ter o melhor custo-benefício do medicamento.
Qual é mais importante?
Por serem conceitos distintos, muitos tendem a escolher uma das áreas de atuação, acreditando ser melhor que a outra.
Porém, ambas se completam e são essenciais para a saúde da comunidade. Enquanto uma está relacionada com a “criação” do medicamento, a outra está relacionada com a distribuição de maneira correta e educação a respeito do farmaco.
Quero me especializar.
Se você chegou até aqui no texto e pretende se especializar em farmacologia clínica, está no caminho certo.
A IEPG Pós-graduação está com vagas abertas para formar profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho. Com um novo método de ensino, os alunos já saem do curso prontos para atuar com maestria.
Venha conhecer e faça já sua matrícula.
0 Cometários