Por ser um nome diferente, muitas pessoas podem achar que não conhecem sobre análises clínicas.
Porém, com toda certeza, em algum momento da sua vida, você já realizou um exame de análise clínica.
Afinal, o que é isso?
Análises clínicas é o nome que leva a área da saúde na qual é recolhido um material biológico do paciente, a fim de coletar informações sobre ele.
Em outras palavras, o exame clínico realizado em laboratórios, no qual coletamos amostras como sangue, urina, fezes, etc, é considerado um exame de análises clínicas.
Esses exames têm como principal objetivo verificar o estado de saúde do paciente ou então investigar algumas doenças, de acordo com as amostras recolhidas.
Qual a importância das análises clínicas?
Os exames de análise clínica são de total importância para acompanhar a saúde de um paciente, seja para a prevenção ou tratamento.
Levando em consideração esses dois casos, é bem melhor prevenir uma doença e/ou descobri-la logo no início, do que realizar exames apenas quando o problema já estiver avançado.
Nesses casos, os exames de rotina, realizados pelas análises clínicas são as melhores escolhas. Pois, são com esses recursos que os médicos geralmente chegam a uma hipótese sobre uma possível patologia que possa estar em desenvolvimento.
Como funcionam os exames?
Depois que as amostras são recolhidas, seja em um laboratório ou outra unidade de coleta, um profissional habilitado será encarregado de manipulá-las e armazená-las em condições adequadas.
Depois disso, as amostras serão encaminhadas para outros setores, onde serão analisadas a fim de emitir um laudo diagnóstico. Esse, por sua vez, será repassado diretamente ao médico ou ao paciente, que deve levar os resultados para o doutor.
Profissionais de análises clínicas
Para atuar nessa área, é necessário ter uma especialização, pois o profissional precisa ter uma série de habilidades como:
- Realizar análises de exames de rotinas;
- Ser responsável técnico, gerenciar com qualidade e fazer a correção dos trabalhos feitos no laboratório.
- Liberação dos laudos, perícias e resultados técnicos;
- Realizar exames para detectar alteração no DNA e RNA, exames para detectar qualquer substância tóxica no organismo;
- Gestão dos serviços laboratoriais;
- Avaliação de eventual interferência de medicamentos nos resultados dos exames.
Existem diversas outras habilidades, que para realizá-las, é necessária uma especialização profissional e de qualidade.
Afinal, essa área trata diretamente da saúde da comunidade e não pode haver erros.
Quero me tornar um profissional na área
Como vimos acima, são diversas as responsabilidades do profissional de análises clínicas, por isso, se deseja atuar na área, é necessário investir em sua capacitação.
O mercado de trabalho é muito promissor, pois cada vez mais a população precisa dos serviços de saúde.
É pensando nisso, que a IEPG criou um curso diferenciado dos demais que traz total qualificação para o aluno terminar o curso totalmente preparado para o mercado de trabalho.
Com 50% das aulas práticas, o profissional se torna totalmente apto para atuar em hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratório de análises, clínicas e laboratório de pesquisa, indústrias e instituições de ensino.
Quer saber mais? Venha conhecer nosso curso.
0 Cometários