A imunidade tornou-se um tema muito discutido na atualidade. Afinal, a sociedade enfrentou uma grande pandemia, que atingiu principalmente aqueles que não estavam preparados para lutar contra os vírus.
Ter imunidade baixa é algo corriqueiro, pois, a maioria da população não se preocupa com esse problema, nem mesmo realiza exames regulares para tomar as devidas precauções.
Por isso, hoje vamos falar mais sobre o assunto e sobre a importância dos exames imunológicos.
O que é o sistema imunológico?
O sistema imunológico, diferente do que muitos pensam, não é um órgão que está presente em nosso corpo, mas sim um conjunto de células e órgãos que atuam juntos.
Este sistema é responsável por apresentar uma série de mecanismos de defesa em nosso corpo para combater infecções, doenças, agentes externos, etc.
Ou seja, falando de uma forma mais simples, toda vez que algum desses agentes externos entra em nosso organismo, seja um vírus, bactéria, entre outros, o sistema imunológico é o principal responsável por rastreá-lo e destruí-lo.
Além disso, o sistema imunológico também tem como principal função guardar informações sobre esse invasor.
Dessa forma, caso haja uma segunda ou mais infecções com esse mesmo agente, o corpo já sabe qual a forma mais eficiente de combatê-lo.
Por esses motivos, podemos dizer que é muito importante manter a sua imunidade alta. Para isso, existem tratamentos e exames que devem ser feitos periodicamente.
Os exames imunológicos
Os exames imunológicos são os principais meios de averiguar como anda o seu sistema imunológico. E os principais são:
- Hemograma completo;
- Exames de sorologia;
- Análise das imunoglobulinas;
- Análise de linfócitos, etc.
Cabe ao médico profissional avaliar qual é a melhor opção de exame para cada caso. Eles são feitos através de amostras de sangue do paciente.
E cada um desses tipos analisa componentes diferentes, como exemplo, o exame de sorologia utiliza um líquido que é separado do sangue após coagulado, já a análise de linfócitos estuda as células brancas.
Para realizar esses exames não é necessário ter sintomas de imunidade baixa, porém, ficar atento a eles é importante.
Quais os principais sintomas de imunidade baixa?
Quando a pessoa está com imunidade baixa existem alguns sintomas que aparecem no dia a dia, eles são:
- Doenças constantes;
- Infecções corriqueiras;
- Sono excessivo;
- Fraqueza;
- Náuseas e vômitos;
- Dores no corpo, etc.
É muito importante fazer os exames imunológicos para prevenir a imunidade baixa, mas se você já estiver com alguns dos sintomas citados, é importante já realizar o tratamento para evitar um quadro de piora.
Tratamento para o sistema imunológico.
O tratamento é indicado para pacientes que não estão conseguindo lidar com alguma doença, devido à baixa imunidade.
Então, são administrados medicamentos de anticorpos que atuam no combate aos agentes infecciosos.
Somente depois que a doença é controlada e/ou eliminada, o próximo passo é criar novos hábitos e rotinas para que a imunidade aumente o mais rápido possível.
Em caso de pessoas com doenças autoimunes, é extremamente importante manter um acompanhamento médico rotineiro.
O mercado de trabalho
Como podemos notar, os exames imunológicos são muito importantes na sociedade. Por isso, cada dia mais são exigidas novas habilidades e tecnologias aos profissionais desta área.
Assim, destaca-se no mercado aquele que possui uma formação de qualidade e está sempre atualizado.
Venha fazer já a sua matrícula no curso de pós-graduação em Análises Clínicas e garanta seu lugar de liderança no mercado de trabalho com o IEPG Pós-Graduação.
0 Cometários