Nos últimos meses, mais precisamente desde o começo do ano, os brasileiros deixaram de frequentar muitos estabelecimentos comerciais. Como você já deve saber, isso aconteceu por conta da pandemia de Covid-19, que definiu períodos de isolamento social em várias regiões do Brasil.
Embora nem todas as pessoas tenham respeitado a Quarentena imposta em seus respectivos estados, é fato que o Comércio teve que seguir as leis que impediram o seu funcionamento normal nesse período de pandemia. Aos poucos, o comércio está voltando como consequência da diminuição da curva de contágio em algumas cidades e estados.
Porém, as farmácias estão no grupo de estabelecimentos que são entendidos como Serviços Essenciais. Com isso, as farmácias continuaram funcionando, mesmo quando boa parte do comércio no país teve que ficar fechada.
Isso significa que as farmácias continuaram atendendo a um grande fluxo de clientes dentro dos seus estabelecimentos físicos e também pela Internet. Inclusive, a Farmácia representa o lugar comercial e segmento de saúde que ganhou uma grande atenção neste novo cenário mundial de crise sanitária. Afinal, o setor farmacêutico é, em muitos casos, a primeira escolha da população quando precisa de serviços básicos e orientações gerais relacionadas à Saúde.
Especialmente por conta do fenômeno da automedicação, as farmácias cumprem um papel muito importante e influente na sociedade brasileira. Não há o que contestar em relação a isso. Mas em tempos de pandemia, é fundamental que as pessoas tenham mais cuidados e responsabilidade ao comparecer nos estabelecimentos farmacêuticos.
Farmácias promovem mudanças no funcionamento
De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácia, o Brasil tem mais de 220 mil estabelecimentos farmacêuticos cadastrados no órgão. Ao todo, são 80 mil farmácias e drogarias particulares. Empresas que precisaram passar por mudanças no ambiente físico e também na forma de atendimento à população. Tudo para minimizar o risco de contágio.
Nesse sentido, as farmácias e as grandes redes estão fazendo o seu dever de casa para cumprir todas as ações que são exigidas para garantir a segurança dos clientes que frequentam os seus estabelecimentos.
1 – Receita Eletrônica
Uma das tecnologias que promoveram mudanças no atendimento das farmácias é a chamada Prescrição Eletrônica com assinatura digital, que começou a ser emitida em caráter excepcional desde o mês de abril desse ano por conta da pandemia. Como o seu próprio nome já indica, essa é uma prescrição que é emitida exclusivamente por meios eletrônicos e pelos profissionais médicos que estão cadastrados nos conselhos regionais de Medicina que existem no país.
Para entregar esse tipo de Receita Médica, o médico deve emitir a sua receita em alguma plataforma eletrônica com a sua assinatura digital. E então, ele deve enviar o arquivo para o paciente por uma via que seja acessível. Pode ser por um e-mail ou por um aplicativo de mensagens instantâneas. De posse do arquivo, o paciente pode repassá-lo para o farmacêutico, que vai fazer a validação da receita e, portanto, permitir a venda do medicamento.
Embora a receita eletrônica ainda não esteja disponível para todos os tipos de medicamentos e também não esteja acessível para toda a população, é fato que a nova modalidade de prescrição de medicamentos representa uma mudança significativa para o Setor Farmacêutico em tempos de pandemia.
2 – Farmácia Popular facilita entrega de medicamentos
Outra mudança importante aconteceu no programa Farmácia Popular, que passou a liberar para os pacientes uma quantidade de medicamentos suficientes para 90 dias de tratamento. Essa é uma medida muito relevante, pois permitiu que as pessoas que tratam as doenças crônicas pelo programa do governo evitem comparecer à Farmácia todos os meses. Mas sim a cada 3 meses.
Além disso, outra mudança imposta foi a permissão do uso de uma procuração simples, que não precisa ter firma reconhecida em cartório, para que pessoas possam representar os pacientes que fazem parte do grupo de risco e, com isso, comprar os medicamentos necessários.
Até o momento, essas novas medidas que foram implementadas dentro do Farmácia Popular vão durar por 6 meses. Mas a depender do movimento da curva de contágio do novo Coronavírus, pode ser que essas mudanças sejam estendidas para um período maior.
Farmácia em tempos de Pandemia – Outras mudanças
Outras mudanças que foram implementadas dentro das Farmácias para evitar a exposição dos clientes a riscos para a Saúde são:
- Uso obrigatório de máscaras, tanto por parte dos clientes quanto dos funcionários
- Uso de barreiras físicas entre funcionários e clientes, e até mesmo entre os próprios clientes. O distanciamento mínimo deve ser de 1 metro entre cada cliente
- Entrega de senhas para atendimento, com o objetivo de evitar as aglomerações
- Fornecimento de insumos de proteção e de prevenção. Dentre eles, sabonete líquido, álcool em gel 70%, equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros
- Intensificar a limpeza e a desinfecção dos balcões, bem como de todos os utensílios utilizados dentro do estabelecimento
- Oferecer uma bandeja para os pacientes colocarem as suas receitas e depois para retirarem os seus medicamentos, evitando o contato de mãos
- Dar prioridade para o atendimento pela Internet e por delivery
- Em caso de atendimento ao cliente suspeito de Coronavírus, ele deve ser atendido de forma imediata e em um local isolado
- As farmácias podem realizar testes de Covid-19, mas não são obrigadas a oferecer o teste. Caso optem por fazer os testes, os estabelecimentos devem observar a legislação antes de começar a aplicação dos mesmos
Portanto, com todas as mudanças que foram implementadas, é possível dizer que o Setor Farmacêutico aprendeu bastante sobre segurança de atendimento a clientes nesses tempos de pandemia. E toda essa evolução pode mudar a forma como esses estabelecimentos vão passar a funcionar daqui para frente.
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