Com toda a certeza, o trabalho dos enfermeiros ganhou mais popularidade com a atual pandemia de Covid-19 pela qual estamos passando. E toda essa notoriedade que a Enfermagem ganhou não aconteceu por acaso. Afinal, são esses os profissionais que estão 24 horas por dia em contato direto com os pacientes, tanto os suspeitos quanto os confirmados.
Mas ao contrário do que pensa uma boa parte das pessoas, a atuação dos enfermeiros não está restrita somente ao cuidado com os pacientes adoecidos. O trabalho dos enfermeiros vai muito além disso.
Enfermeiros também podem ter a responsabilidade da gestão de equipes e orientações de grupos de trabalho. E essa é apenas 1 dentre as mais de 140 especialidades que estão registradas pelo Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen. Dentre estas especialidades, estão a de resgate, estética, auditoria, enfermagem forense, entre várias outras.
Diante desse cenário, as pessoas que tem vontade de estudar Enfermagem podem passar a contar com um futuro mais promissor para a profissão daqui para frente.
Isso por que com a pandemia, o mundo inteiro começou a olhar de forma mais atenta e a se interessar cada vez mais pela área da Enfermagem. A tendência natural, portanto, é que a profissão seja mais procurada e valorizada no período pós-pandemia. Afinal, os enfermeiros passaram a estar no centro das atenções da sociedade.
Com pandemia, Enfermagem ocupou um lugar de destaque na sociedade
Sem dúvidas, estamos passando por um momento onde as pessoas estão conhecendo a importância que o profissional de Enfermagem tem no processo que envolve a recepção e o cuidado com os pacientes. E ao que tudo indica, essa é uma percepção sobre o trabalho do Enfermeiro que veio para ficar.
O mundo nunca mais vai ver o enfermeiro da mesma forma. Sempre teremos, daqui pro futuro, uma visão mais sensível sobre os profissionais de Saúde. É esse um dos principais efeitos da pandemia sobre o mundo do trabalho: A maior valorização dos trabalhadores que atuam na linha da frente quando uma situação tão inesperada quanto essa surge.
A Enfermagem é um meio de trabalho que cresce em várias situações sociais. Se a população é surpreendida com uma crise sanitária, o papel dos enfermeiros é essencial.
Da mesma forma, se a população está saudável e a qualidade de vida aumenta, isso significa que a expectativa de vida vai aumentar e as pessoas vão passar por um maior processo de envelhecimento. Ou seja, o trabalho do enfermeiro continuará sendo necessário para cuidar desse aumento da população mais idosa.
Com isso, podemos concluir que a atuação do enfermeiro não vai ser restringida. Pelo contrário, só tende a aumentar. O meio de trabalho tende a ser ampliado e a consequência mais óbvia é o aumento de oportunidades para esses profissionais que tanto fazem a diferença quando uma região passa por uma crise em seus sistemas de Saúde.
0 Cometários