Criar possibilidades para o bem-estar da população e de quem você ama é um grande objetivo para qualquer instituição, e diariamente desenvolvedores e responsáveis pela instituição trabalham arduamente para que isso seja possível.
Para que isso seja possível não basta ter apenas uma equipe técnica qualificada junto de uma infraestrutura adequada para prestar esses serviços, é necessário que haja um enfoque em processos administrativos por meio de uma gestão hospitalar eficiente.
Embora os pilares já conhecidos para um bom funcionamento de um hospital nem sempre é dado uma atenção especial para essa gestão hospitalar, coisa que fica relegada em um plano inferior, pode por fim comprometer toda a estrutura de prestação de serviços e tudo isso pode ser solucionado utilizando recursos tecnológicos como principal solução.
Softwares médicos
Os softwares médicos são excelentes plataformas para os profissionais de saúde que buscam centralizar suas informações em um local seguro, além de contar com funcionalidades que otimizam tempo e auxiliam na gestão.
No mercado médico, existem diversas opções de softwares disponíveis. Iremos destacar os diferenciais de um software médico de qualidade:
Diferentes níveis de acessibilidade: cada profissional possui login e senha exclusivos, garantindo que os dados sigilosos dos pacientes sejam acessados apenas por médicos autorizados;
Criptografia de alta performance: impede que terceiros leiam ou capturem informações do consultório e dos pacientes;
Armazenamento direto na nuvem: todos os dados são salvos na nuvem, e não no dispositivo eletrônico, o que garante a impossibilidade da perda total das informações;
Prontuário eletrônico personalizável: o prontuário eletrônico pode ser completamente personalizado. Assim, você torna o atendimento mais ágil e tem mais tempo para cuidar dos pacientes;
Gestão Virtual: funcionalidades como agenda médica, controle financeiro, relatórios e gráficos, auxiliam em uma gestão médica de excelência. Dessa forma, você também garante o sucesso do seu negócio;
Marketing melhorado: um bom software também conta com um módulo de marketing médico, que influencia diretamente na sua fidelização e atração de pacientes;
Além disso, você também pode notar como o desenvolvimento de funcionalidades do software médico é realizado. Afinal, um hospital/clínica que busca ter melhorias contínuas pode ser a melhor opção para a sua rotina.
Mapeamento genético
A combinação da tecnologia com a ciência médica também permite diagnósticos assertivos por meio do mapeamento do DNA humano e até de diversas espécies.
O mapeamento possibilita a identificação de alterações nos genes, que podem indicar tumores, doenças hereditárias e outras condições graves. Além de poder acrescentar características desejáveis.
O mapeamento genético é um grande avanço. Afinal, será possível ver o que poderá acontecer com o cliente como um futuro câncer do paciente e tomar formas que possam prevenir antes que uma doença o acometa.
Robôs cirúrgicos
Os primeiros robôs-cirurgiões apareceram em 1998. O Hospital Broussais, em Paris, foi o local onde as primeiras cirurgias realizadas por robôs aconteceram.
Hoje em dia, no nosso cotidiano, além das cirurgias que podem ser feitas de formas remotas por profissionais de saúde, as simulações de realidade virtual também auxiliam e aprimoram no planejamento pré-operatório e treinamento dos especialistas.
Um estudo da Nature Communications afirma que os robôs cirúrgicos, administrados por profissionais de saúde treinados, conseguem melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos próprios médicos.
“As cirurgias robóticas reduzem o trauma cirúrgico (as cirurgias são menos invasivas e demandam menor manipulação de tecidos), a internação hospitalar e a dor pós-cirurgia. Além disso, aumentam a satisfação do paciente e as taxas de recuperação.” Pois um robô não vai tremer ou realizar alguns centímetros de perfuração desnecessários
Outra inovação enfatizada no estudo é a cirurgia à distância, que aumenta o alcance de cirurgias realizada por especialistas, principalmente para os pacientes que residem em locais afastados dos centros urbanos.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é o campo da aprendizagem robótica que fazem os robôs aprenderem e máquinas em base no que já eixste
Essa inteligência é similar com a inteligência humana. Porém, ela não possui as limitações de um ser humano. Ou seja ela não se cansa.
Um exemplo famoso de inteligência artificial na área da saúde é o supercomputador IBM Watson, que consegue analisar milhares de conteúdos em apenas alguns segundos, auxiliando na solução de casos clínicos. Enquanto um humano 1 conteúdo a cada 3-5 minutos?
De acordo com um estudo da McKinsey Global Institute sobre as Habilidades Profissionais do Futuro, a inteligência artificial irá mudar a interação entre médicos e pacientes.
Atividades rotineiras como monitorar sinais vitais de pacientes não serão mais responsabilidades dos profissionais de saúde, que estarão desenvolvendo cada vez mais as habilidades digitais.
“Essas tecnologias irão trazer inúmeros benefícios em formatos de maior produtividade, melhora na performance dos profissionais, e elas também irão mudar as habilidades necessárias para os futuros profissionais.” E até substituir o papel de quem faz essas tarefas para manutenção dessas inteligências.
Vale destaque
Recentemente, pesquisadores nos EUA, na Alemanha e na China desenvolveram um algoritmo composto por um vasto banco de imagens de exames radiológicos. As tomografias ópticas são realizadas para analisar as diferentes camadas da retina e encontrar possíveis alterações que possam causar a perda da visão.
Após um treinamento, a ferramenta aprendeu a identificar certas características das imagens que são importantes para a obtenção de um diagnóstico preciso e definitivo. Para os pesquisadores, o resultado foi incrível: o programa conseguiu superar os especialistas em retina na identificação de diagnósticos.
Além desse benefício, a tecnologia facilitará o acesso ao exame, diminuindo consideravelmente seu custo. De acordo com os autores do estudo, os pacientes não precisarão se consultar com dois ou mais médicos para obter um diagnóstico definitivo.
Vale lembrar que esses sistemas de Inteligência Artificial na Medicina vêm sendo desenvolvidos para reconhecer diversos exames radiológicos, como as tomografias ópticas e mamografias.
Outra função que se destaca no campo da Inteligência Artificial é a associação de sintomas para obter um diagnóstico preciso. Uma ferramenta que tem se mostrado bastante eficiente nesse caso é o TensorFlow, uma biblioteca de software desenvolvida pelo Google.
A ferramenta observa as fotografias da retina do paciente e as compara com as imagens de seu banco de dados. O objetivo é encontrar algum problema a partir da semelhança das imagens.
0 Cometários