Antes de falar sobre a carreira do farmacêutico citopatologista, é importante saber o que é a citologia.
A citologia é uma área muito importante na farmacêutica, pois está relacionada com o estudo (logia) das células (cito).
Ou seja, a citologia é responsável por estudar toda e qualquer célula presente nos organismos vivos, desde suas estruturas e funções até possíveis patologias que as atingem.
Essa carreira pode até parecer simples, já que são apenas estudos, mas ela é muito mais profunda e complexa do que se pode imaginar.
Então, vamos aprender um pouco mais sobre a carreira do farmacêutico citopatologista? É só continuar a leitura!
O que faz um farmacêutico citopatologista e onde ele atua?
Como já foi dito, a área de atuação de um farmacêutico citopatologista é muito ampla, dessa forma, o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas particulares e públicos.
Entre as principais funções de quem atua nesta área, estão:
- Gerenciar, monitorar e controlar a qualidade em citopatologia;
- Formulação e emissão de laudos citopatológicos;
- Supervisão técnica, operacional e administrativa;
- Realizar coleta de secreções e raspados de pacientes;
- É responsável técnico geral do laboratório ou de apenas um setor do laboratório;
- Responsabiliza-se pelo processo de gestão laboratorial.
É importante ressaltar também quais são as principais áreas de estudo do profissional enquanto ele está se preparando para o mercado de trabalho. Elas são: os tipos de célula, as estruturas celulares, a evolução celular, o transporte e a importância da membrana plasmática para o organismo celular, processo de endocitose e exocitose, entre vários outros.
Como se preparar para ser um farmacêutico citopatologista?
Essa profissão exige do profissional um conhecimento muito grande na área. Por isso, é indispensável que ele tenha uma especialização no assunto.
Não basta se especializar em análises clínicas, apenas. Afinal, a citologia é bem mais profunda e complexa.
Além disso, o profissional precisa ter predisposição para realizar tarefas analíticas além de se manter altamente concentrado.
Outro ponto importante é ter conhecimento em mais de uma língua – especialmente inglês e espanhol – já que os materiais disponíveis para o estudo são, em sua grande maioria, nesses idiomas.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para quem quer trabalhar como farmacêutico citopatologista é bastante promissor. Afinal, o ramo da saúde está crescendo cada vez mais, principalmente com as novas tecnologias que surgem.
Segundo pesquisa do salario.com, feita no período de Outubro de 2020 a Setembro de 2021, a média de salário de quem atua nessa área é de R$ 3.472,37.
Quero me especializar!
Se você tem interesse em atuar como farmacêutico citopatologista, então está no lugar correto, a IEPG possui um curso de pós-graduação, onde você poderá atuar de forma capacitada no mercado de trabalho.
Venha conhecer e faça já sua matrícula.
0 Cometários