Grandes aliados da tricologia, o tratamento com laser e LED, tem ganhado cada vez mais adeptos.
Estudos já comprovaram que a luz LED tem propriedades de cura e pode acelerar o crescimento de tecidos. Com isso, descobriu-se que tratamentos com essa propriedade (Fototerapia) são promissores não apenas para a saúde, mas também para a beleza estética.
Por isso, para entender como a fototerapia pode ajudar no tratamento contra queda de cabelo e alopecia, vamos descobrir do que se trata a Alopecia.
Alopecia
A alopecia é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres e está relacionado com a queda capilar. Porém, não é uma queda comum, pois ela se concentra em áreas nas quais o cabelo deveria crescer normalmente.
Nestes casos, a queda dos fios apenas em áreas específicas causa grande incômodo, pois o couro cabeludo fica visível pela falta de cabelo na região.
As causas da alopecia podem ser diversas, como:
- Micose no couro cabeludo;
- Genética;
- Uso de medicamentos;
- Estresse;
- Reações hormonais;
- Uso de produtos químicos;
- Algumas doenças como lúpus, hipo e hipertireoidismo, etc;
Nestes casos, em que há uma queda muito grande dos cabelos, ou a pessoa sofre com a Alopecia, um profissional deve ser procurado, e uma das opções de tratamento é a fototerapia!
Como funciona a Fototerapia?
Quando a luz é direcionada para os poros do couro cabeludo, a entrada de oxigênio é facilitada e isso auxilia no crescimento mais saudável dos fios.
Além disso, esse tratamento ajuda na aceleração do fluxo sanguíneo do couro cabeludo e aumenta a nutrição capilar, trazendo assim uma melhora significativa à qualidade dos fios.
Dessa forma, esses benefícios ao couro cabeludo aumentam o desenvolvimento de novos folículos capilares fazendo com que o cabelo volte a crescer na região.
Tipos de Luz
Na fototerapia existe mais de um tipo de luz que auxilia no tratamento, e a escolha de cada uma delas depende exclusivamente do problema a ser tratado no paciente.
Além disso, para escolher qual o ideal a pessoa primeiro deve passar por um profissional qualificado para uma avaliação. As diferentes luzes do tratamento são:
Luz azul: Com uma ação bactericida e fungicida, ela promove hidratação dos fios e do couro cabeludo, potencializa os efeitos de produtos cosméticos capilares, traz brilho e deixa os fios sedosos.
Luz Vermelha: Controla processos inflamatórios, fortifica os fios, trata da queda e da cicatrização de tecido, estimula produção de colágeno, entre outros.
Luz Infravermelha: Tem função analgésica (tratamento para dor), atua na drenagem de líquidos, possui efeito anti-inflamatório, potencializa os efeitos de produtos cosméticos capilares e auxilia na fortificação capilar.
Após a sessão de fototerapia o paciente já pode retornar suas atividades normalmente, pois o tratamento não exige tempo de repouso. Além disso, o tratamento é seguro, ele não envolve raios UVs, que fazem mal para a saúde, e não existem efeitos colaterais para os pacientes que foram avaliados anteriormente.
E um bônus: o tratamento não é incomodo, nem invasivo, é totalmente indolor. Então, se você sofre com problemas de queda capilar ou alopecia, busque um profissional de qualidade que a fototerapia pode ser o ideal para você!
0 Cometários