O hemograma é comumente conhecido como exame de sangue, e hoje vamos entender a fundo como funciona esse exame e qual é a sua importância!
Como já explicamos em outro momento, análises clínicas é o nome que leva a área da saúde na qual é recolhido um material biológico do paciente, a fim de coletar informações sobre ele.
Ou seja, após amostras serem recolhidas, um profissional habilitado será encarregado de manipulá-las e armazená-las em condições adequadas, para um estudo a fim de analisar a saúde do paciente.
O que é o hemograma?
O hemograma é um desses exames que estão inseridos na análise clínica que tem como objetivo estudar os tipos e quantidades de certos componentes no sangue, sendo eles:
- Hemáceas – glóbulos vermelhos;
- Leucócitos – glóbulos brancos;
- Plaquetas – encarregadas da coagulação sanguínea.
Muitas pessoas podem ficar confusas, pois existem dois nomes para designar o mesmo exame: hemograma e hemograma completo.
Por mais que um pareça diferente e até melhor que o outro, ambos nomes se referem ao mesmo tipo de exame.
Qual a importância do hemograma?
A principal importância do hemograma é a análise dos componentes citados acima e a verificação da condição dos seus tecidos formadores.
Afinal, eles são responsáveis por atividades de alta importância em nosso organismo.
As hemácias são responsáveis pelo transporte do oxigênio por todo nosso organismo, os leucócitos fazem parte do sistema imunológico e agem contra as infecções do corpo e as plaquetas, por sua vez são as principais responsáveis pela coagulação do sangue.
O exame desses componentes é essencial para a descoberta de alguma deficiência ou doença no corpo como Hepatite C, HIV, colesterol alto, doenças do sangue, diabetes, etc.
Como é realizado o hemograma?
Com o paciente de jejum, uma pequena amostra de sangue é retirada por um profissional altamente capacitado.
Essa amostra é enviada para um laboratório e é analisada, a fim de descobrir qual o nível desses componentes no sangue.
Após a análise completa, os resultados são estudados e explicados através de um médico. Que irá repassar todas as informações, e caso seja necessário, indicar um tratamento.
Por que é necessário ficar em jejum para realizar o exame de sangue?
Quando é feita a ingestão de alimentos, diversos nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras entram em nossa corrente sanguínea para poderem ser levados ao destino final, onde será feita a digestão.
E esse processo leva determinado tempo para acontecer, desta forma, se o exame é realizado enquanto o transporte dessas substâncias ocorre, os resultados podem dar alteração.
Assim, certas doenças podem ser encobertas enquanto resultados falsos podem ser identificados.
Dessa forma, estudos foram realizados, para saber qual o tempo necessário para que o hemograma possa ser realizado sem nenhuma interferência e foi definido o tempo de jejum necessário.
Saiba mais
A área de análises clínicas é muito ampla e é preciso um estudo profundo para poder se especializar. Por isso, a IEPG Pós-Graduação oferece um curso de alta qualidade.
Venha conhecer!
0 Cometários