Com o surgimento da pandemia, diversas áreas da sociedade tiveram que se reinventar para poder continuar atendendo às demandas da população.
Principalmente na área da saúde, que foi a mais afetada, a criação de novas formas de atendimento e novas tecnologias foram as principais atualizações ocorridas.
A farmácia hospitalar foi uma dessas áreas, afinal, a necessidade de contato com o paciente cresceu muito, principalmente nessa época em que o cuidado com a saúde teve que ser melhorado.
No texto de hoje vamos falar um pouco sobre o que é a telemedicina na farmácia hospitalar e trazer quais são seus principais benefícios.
O que é a farmácia hospitalar?
O profissional farmacêutico hospitalar é o principal responsável pela manutenção e administração de medicamentos nos hospitais.
Falando de uma forma mais simples, cabe ao farmacêutico hospitalar cuidar de trabalhos relacionados à medicamentos, como:
- Produção;
- Obtenção
- Transporte;
- Armazenamento;
- Distribuição;
- Redução de desperdício;
- Controle de estoque;
- Eficiência do uso, entre outros.
Além disso, esse profissional é o principal responsável que fará a orientação do uso dos remédios para cada paciente.
Cabe à ele também trazer a relação para o hospital da eficiência de cada medicamento.
Fazendo assim, uma boa gestão medicamentosa o farmacêutico hospitalar traz mais custo-benefícios tanto para o estabelecimento quanto para os pacientes.
Novos métodos na pandemia
Durante a Pandemia, além dos problemas de saúde, diversas dificuldades surgiram para o contato com uma equipe médica.
Porém, através dos avanços tecnológicos, à medida que surgiam dificuldades, também surgiram novas formas de resolvê-las, em sua maioria.
E uma delas foi a Telemedicina.
Esse modelo já era empregado em todo o mundo, porém ganhou muito mais notoriedade e mais adeptos durante esse difícil período pelo qual passamos.
Ele nada mais é do que um sistema de atendimento e monitoramento de pacientes de forma online, com ajuda do meio digital.
Ou seja, através da internet, é possível manter o monitoramento do paciente, realizando trocas de informações sobre exames e medicamentos, bem como resultados e ajudas necessárias.
Com o uso da Telemedicina, a farmácia hospitalar ganhou um novo nível de atendimento, mais próximo de seus pacientes, com mais contato entre eles e o profissional farmacêutico hospitalar.
Quais os benefícios da Telemedicina?
Com o uso da telemedicina na Farmácia Hospitalar, muitos processos foram facilitados e com eles diversos benefícios surgiram para essa área, alguns deles foram:
- Agilidade na tomada de decisões;
- Precisão nas decisões;
- Facilidade no acesso de dados;
- Maior segurança;
- Menores custos para os pacientes e para os hospitais, etc.
Além de todos os benefícios ao qual já temos acesso, o futuro da telemedicina ainda é muito mais promissor.
Com todos os seus atributos, podemos esperar por uma participação mais ativa dos farmacêuticos nas áreas hospitalares, muito mais transparência em todos os processos, sem contar no contato próximo entre as pessoas envolvidas no processo.
Ademais, a base de dados dos clientes será maior e trará mais facilidade durante seu tratamento e em futuros acompanhamentos.
0 Cometários