Com o verão chegando, as temperaturas subindo e o sol ficando cada vez mais intenso, é comum o aumento de casos de Melanoma.
O Melanoma nada mais é do que um câncer de pele que aparece como pequenas manchas em nosso corpo. Elas podem crescer, se modificar até que se espalhem pelos órgãos.
Por ser o tipo mais comum de câncer de pele, muitas pessoas não dão muita atenção, mas é necessário ter muita cautela e se proteger, pois essa doença aparece principalmente nas áreas que ficam expostas ao sol.
O que causa o Melanoma?
Os melanócitos são as células produtoras de melanina, que são responsáveis pela pigmentação de nossa pele. Com a exposição ao sol os melanócitos são estimulados e aumentam a produção da pigmentação, com isso ficamos mais bronzeados.
Porém, a exposição demasiada ao sol pode resultar no câncer de pele melanoma. Afinal, todos sabemos que o câncer é resultado do crescimento descontrolado de células, que no caso do Melanoma, a célula produzida em excesso é a melanina.
Como saber se tenho Melanoma?
É necessário estar sempre atento a todos os sinais que aparecem no corpo. Como o melanoma está associado à célula de pigmentação de nossa pele, os primeiros sintomas visíveis são pequenos tumores, manchas e/ou pintas disformes com bordas irregulares, seguido de coceira e descamação.
Essa doença é mais comum em pessoas de pele clara, porém o Melanoma pode afetar qualquer um. As regiões mais comuns para o aparecimento dos primeiros sinais são:
- Mãos
- Tronco
- Pernas
- Pescoço
- Rosto
Porém, essas manchas também podem aparecer em áreas um pouco mais complicadas de encontrar como palma da mão, sola do pé, nas unhas e até mesmo em regiões que não ficam expostas ao sol, como os órgãos genitais – apesar desses casos serem mais raros.
Como tratar?
Descobrir a doença logo no início é o ideal para que o tratamento seja mais eficaz. Dessa forma, o procedimento mais indicado é a cirurgia de remoção.
Entretanto, em casos do Melanoma estar mais avançado, existem as opções de radioterapia e quimioterapia usadas em conjunto com medicamentos que tem por objetivo retardar o crescimento das células e com isso a evolução da doença.
Porém, mais eficaz que o tratamento é a prevenção.
Assim como qualquer outro problema de pele, a principal forma de prevenção é evitar a exposição solar direta entre as 10h até às 16h. Além disso, usar protetor solar com, no mínimo, FPS 15 mesmo na sombra e utilizar roupas que protegem o corpo do contato direto com o sol.
Essa doença é séria e deve ser prevenida, segundo dados de 2020 do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa de novos casos no Brasil é de 8.450 pessoas.
Saúde Estética
Na IEPG, o curso de saúde estética proporciona ao aluno habilidades para ser um profissional de qualidade, podendo tornar-se um RT – Responsável Técnico, além de ter um perfil adequado ao uso de técnicas.
Cada vez mais a população está tomando cuidados com a saúde e a estética da pele do corpo e rosto. Por isso, o mercado para esses profissionais vem aumentando cada dia mais.
Se você quer fazer parte de nossa equipe, matricule-se já!
0 Cometários