Em todas as áreas da sociedade a tecnologia tem se mostrado útil e eficaz quando se diz respeito à agilidade, acurácia e facilidade nos processos.
Na gestão hospitalar não poderia ser diferente.
A tecnologia está totalmente atrelada aos serviços do gestor hospitalar, agilizando suas atividades, facilitando processos, entre muitas outras possibilidades.
Porém, ao inserir a tecnologia no campo da saúde, é muito importante ter cuidado com os dados que são guardados.
No texto de hoje, vamos trazer um pouco sobre como a tecnologia pode facilitar a vida do gestor hospitalar e qual a importância da proteção de dados.
Tecnologia na Gestão Hospitalar
Na gestão hospitalar, o profissional atuante é responsável por diversas atividades que dizem respeito à gerir um ambiente hospitalar e/ou instituições clínicas.
Algumas de suas principais atividades são investir em mudanças, fazer o planejamento administrativo na instituição hospitalar, controlar e avaliar o gerenciamento, acompanhar modificações e muito mais.
E a tecnologia na gestão hospitalar traz benefícios como:
- Controle de processos com uma visão ampla dos procedimentos internos da instituição;
- Reduzir erros médicos com um sistema inteligente, que agiliza os processos e armazenam dados importantes dos pacientes;
- Aumentar a satisfação dos pacientes, agilizando o tempo, tendo mais economia de recursos e gerando um atendimento mais rápido.
- Prever possíveis doenças analisando o histórico do paciente, etc.
Com isso, percebemos a importância que a tecnologia tem para a gestão hospitalar.
Porém, com todos os seus benefícios, também é preciso tomar muito cuidado com a segurança e proteção dos dados dos pacientes.
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
Quando os pacientes oferecem seus dados para uma rede hospitalar, essas informações não são permitidas para usos secundários ou por terceiros, por isso, sua segurança deve ser máxima para que não haja vazamento de nenhuma informação.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que tem como principal objetivo proteger e cuidar dos direitos de privacidade e liberdade das pessoas.
LGPD na saúde
Quando aplicada na área da saúde, a LGPD atua em prol dos dados dos pacientes e da empresa.
Ela é aplicada, principalmente, em métodos de armazenamento, processamento e transferência dos dados pessoais em todos os meios.
Além disso, é por meio do armazenamento dos dados dos pacientes que os médicos podem manter um acompanhamento de maior qualidade.
Com isso em mente, já sabemos onde é preciso aplicar todo o controle e a proteção das informações fornecidas.
Ademais, com a renovação da Lei, os dados estão cada vez mais seguros, afinal, antigamente as pessoas eram obrigadas a fornecer seus dados, já hoje, os pacientes devem aceitar passar os dados.
Sem contar, que as novas tecnologias estão cada vez mais adaptadas. Assim, os médicos podem usar total a tecnologia para o benefício dos pacientes e das instituições.
Quero me tornar profissional
Para você tornar-se um profissional de qualidade, que traz mais resultados e eficiência para o funcionamento de um hospital ou rede clínica, é preciso ter uma especialização de qualidade na área.
O IEPG Pós-Graduação oferece um curso de MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde, com um corpo docente atuante e aulas de alta qualidade. Venha conhecer e faça já sua matrícula.
Autor: Glauber Nascimento
0 Cometários