Nos últimos dias surgiram questionamentos que estão sendo recorrentes: dentistas podem realizar procedimentos estéticos? O que é a odontologia estética?
Essas perguntas têm rondado muitas pessoas que estão acompanhando o caso da esteticista que perdeu parte do nariz após realizar um procedimento estético com um dentista.
Afinal, é de conhecimento popular que os médicos são responsáveis principalmente por tratar da saúde dos dentes.
Por isso, no texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre o caso da esteticista e tirar as dúvidas a respeito da área de atuação dos dentistas e explicar o que é a odontologia estética.
Uso ilegal da medicina
Em Aparecida de Goiânia – GO, um dentista foi indicado pelo exercício ilegal da medicina ao realizar alectomia, uma cirurgia para afinar o nariz.
Essa cirurgia deve ser feita apenas por médicos qualificados, os dentistas não têm permissão para realizá-la.
Neste caso, segundo dados do G1, após realizar a cirurgia, a vítima acreditou que estava tudo bem, porém ela teve uma reação que causou necrose.
Após isso, ela precisou passar por diversas cirurgias para reconstrução do nariz.
Apesar desse fato, os dentistas podem sim realizar procedimentos estéticos, porém não são todas as intervenções que são permitidas!
Quais são os principais procedimentos estéticos feitos por dentistas?
É muito comum encontrar pessoas com baixa autoestima por conta de seu sorriso.
Seja um sorriso amarelado, dentes tortos, às vezes, também temos casos de pessoas que não gostam de sua mandíbula ou do formato do rosto.
Mesmo que essas questões não estejam ligadas diretamente com a saúde bucal, os dentistas são permitidos a fazer alguns procedimentos estéticos que auxiliam nestes casos.
Na área de odontologia estética, os principais procedimentos que podem ser feitos, são:
- Implante
- Faceta dental
- Preenchimento facial
- Harmonização facial
- Bichectomia
- Lifting gengival, etc.
Porém, como vimos no caso acima, não são todos os procedimentos que os dentistas são liberados para realizar.
Por isso, é muito importante entender um pouco mais sobre como funciona a odontologia estética.
O que é a odontologia estética?
A odontologia estética é uma área da odontologia que está diretamente ligada com tratamento e cuidados da saúde bucal, sua função mastigatória e a aparência estética do paciente.
Ou seja, além de cuidar da saúde, os profissionais especialistas na área são responsáveis por fazer tratamentos que melhoram a autoestima dos pacientes, uma vez que é possível melhorar a aparência da boca e do sorriso.
Além disso, com o avanço da tecnologia, os procedimentos se tornaram mais simples, menos invasivos e com resultados de alta qualidade.
Como está o mercado para essa área?
Para os profissionais que desejam atuar na odontologia estética, o mercado é muito promissor. A procura por esses procedimentos tem crescido cada vez mais.
E como pudemos perceber do caso citado no início do texto, é muito importante que o dentista tenha uma formação de alta qualidade e que não infrinja as regras da medicina.
Por isso, é importante saber quais são os procedimentos liberados e os não liberados para os dentistas que trabalham com a odontologia estética.
0 Cometários