Para aqueles profissionais que têm interesse em aprofundar ou conquistar novos conhecimentos para a área de administração e gestão de empresas, é muito importante conhecer MBA.
Essa especialização pode ser feita tanto de forma presencial como em EAD (ensino à distância) e é caracterizado pelo MEC como uma pós-graduação. Porém, existem certas características no MBA que o diferenciam dos demais cursos de pós.
Afinal, o que significa MBA?
MBA é a sigla que vem do inglês Master in Business Administration de tradução literal “Mestre em Administração de Empresas”, ou seja, é o curso ideal para quem tem seu próprio negócio ou pretende ter um.
O principal ponto de destaque do MBA são as atividades práticas. Casos reais são utilizados no método de ensino, para que os profissionais possam obter um conhecimento já adequado para sua área de negócios.
Quem pode fazer MBA?
Os cursos de MBA, apesar de serem voltados para pessoas que desejam adquirir novos conhecimentos para tocar seu próprio negócio, são acessíveis para qualquer pessoa que seja graduada.
A maioria dos profissionais que buscam o MBA, normalmente, são da área de administração, marketing, recursos humanos, logística, entre outros.
No MBA Latu Sensu não é necessário ter experiência de mercado, uma vez que, o curso é uma capacitação para tal formação profissional.
Diferença entre MBA e Mestrado
Uma grande dúvida que surge é sobre a diferença entre o MBA e o Mestrado, e isso pode confundir muito na hora de escolher qual o próximo passo que sua carreira dará.
O MBA é uma especialização do tipo lato sensu. Seus conteúdos são predominantemente práticos voltados para a gestão do mercado profissional.
Já o mestrado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu, que está relacionado com a área da pesquisa e docência.
Nesta especialização, o aluno precisa realizar uma pesquisa que explique sua metodologia para análises e resultados, com uma fundamentação teórica.
Em outras palavras, o MBA tem como principal foco inserir a pessoa, de uma forma mais capacitada e com conhecimentos práticos, já no mercado profissional.
E o Mestrado tem como objetivo capacitar o profissional para que ele atue na área de pesquisas ou para se tornar um docente.
Tipos de MBA
Com o mercado profissional crescendo cada dia mais, as formas de ensino também precisaram se adaptar, para gerarem trabalhadores cada vez mais capacitados.
E assim também é com o MBA, que se dividiu em alguns tipos diferentes, são eles:
- MBA Executivo – é direcionado para profissionais recém-formados que tenham de um a dois anos de experiência no mercado de trabalho.
- MBA Profissional – é direcionado para quem tem pelo menos cinco anos de experiência comprovada, pois o ensino é mais aprofundado.
- MBA Latu Sensu – não é necessária experiência no mercado de trabalho, pois essa especialização faz um panorama geral sobre uma área de conhecimento
Conheça nosso nosso curso de MBA Marketing Digital
Se interessou pelo Master in Business Administration e deseja seguir esses passos para alavancar sua carreira administrativa? Então venha conhecer nossos cursos!
Temos diversas áreas de ensino com MBA e uma delas é a de Marketing Digital.
Em nosso curso você será capaz de aprimorar competências profissionais, ter uma visão integrada que favoreça a atuação do Marketing Digital na empresa, realizar ações práticas de acordo com as metas, entre vários outros benefícios.
Venha conhecer nosso curso, e matricule-se já!
0 Cometários