A tireoide é uma glândula de suma importância para nosso sistema endócrino, isso porque sua principal função é a produção de hormônios.
Esses hormônios são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo, por isso qualquer tipo de problema que atinja a tireoide é de grande risco para a saúde de nosso organismo.
Então, vamos conhecer quais são os principais tipos de patologia tireoidiana e qual a importância da citologia para um diagnóstico.
Principais patologias tireoidianas
Dentre as principais patologias tireoidianas estão o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Apesar de terem nomes parecidos, ambas são opostas.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é quando a tireoide não funciona da maneira que deveria. Dessa forma há uma redução na produção de hormônios o que causa uma queda do metabolismo da pessoa.
Normalmente os principais sintomas são aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, intolerância ao frio, entre outros.
Para tratar, é necessário ir até um médico que pode solicitar uma administração de hormônio na corrente sanguínea.
Hipertireoidismo
Já o hipertireoidismo é quando ocorre o oposto do citado acima. Essa patologia ocorre quando há um excesso de produção de hormônios e seu metabolismo é acelerado e isso causa o aumento de consumo de energia corporal.
Os principais sintomas são aumento de apetite, porém acompanhado de emagrecimento, suor excessivo, aceleração dos batimentos cardíacos, entre outros.
Nódulos de tireoide
Outra patologia da tireoide é a presença de nódulos.
Esse é um dos problemas mais frequentes e não apresenta nenhum sintoma. É muito comum que grande parte da população tenha nódulos na tireoide em algum momento de sua vida, porém, nem todos são malignos.
Quando é descoberto um nódulo maligno, então a pessoa é diagnosticada com o câncer de tireoide.
Para poder identificar se o nódulo existente é maligno ou benigno, é necessário fazer uma citologia aspirativa da tireoide.
Citologia aspirativa da tireoide
A citologia aspirativa da tireoide, também chamada de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) da tireoide, é o exame que analisa os nódulos da região.
Com essa citologia é possível afirmar se a lesão é maligna ou benigna e o farmacêutico citopatologista poderá indicar a melhor forma de tratamento.
Neste exame, o nódulo será puncionado por meio de uma ultrassonografia, para a obtenção das células. Depois de analisadas, o profissional poderá orientar o próximo passo.
Em casos benignos será feita uma cirurgia para remoção da tireoide, e em casos malignos há também a quimioterapia caso seja identificado o câncer.
Quero me tornar farmacêutico citopatologista
A área da citologia clínica vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho. E para você poder fazer parte dessa equipe, é necessária uma especialização.
E a IEPG possui o curso de Citologia Clínica que prepara o profissional para atuar com alta capacidade e se destacar no mercado! Venha conhecer!
0 Cometários