O câncer de mama é a doença que mais afeta as mulheres no Brasil. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2020, surgiram 66.280 novos casos de câncer de mama no país.
Por isso, é muito importante falar sobre esse assunto, prevenir e tratar.
O câncer de mama é uma doença causada na região das mamas, onde ocorre uma multiplicação desordenada de células. Essas por sua vez se deformam, e dão origem a mais células de uma forma irrefreável, formando tumores.
Além disso, é importante saber também que existem dois tipos de tumores, os malignos e os benignos. Esse último é considerado não canceroso, isso porque ele não tem a capacidade de invadir outros órgãos e se espalhar por eles.
Porém, os malignos podem se alastrar, atingindo outros órgãos.
O câncer de mama, é considerado um câncer maligno, por isso, deve ser tratado o quanto antes!
Como funciona a citologia de mama?
A citologia é uma área que estuda as células corporais, por isso está muito ligada ao estudo e à análise para o tratamento do câncer de mama.
A citologia mamária é realizada da seguinte forma: com uma fina agulha é removida uma amostra das células. A paciente precisa ficar deitada de barriga para cima e realiza a punção do tecido sem anestesia local, pois isso pode deteriorar a amostra retirada.
Normalmente apenas uma punção é necessária para fazer a análise do material coletado e esse exame evita a necessidade de cirurgias para a identificação de um tumor maligno ou benigno.
Qual a importância da detecção precoce?
O diagnóstico precoce do câncer de mama é a melhor opção para um tratamento eficaz e pouco invasivo.
Quando descoberto o problema no início, a chance de cura chega a 95% e isso reduz os dados de mortalidade por essa doença.
Por isso, a campanha Outubro Rosa foi criada para conscientizar as pessoas da importância de realizar os exames.
E para fazer isso, existem dois tipos de testes: o de toque e a mamografia.
O exame de toque pode e deve ser feito por todas as mulheres de qualquer idade, para detectar algum nódulo nas mamas. Já a mamografia é recomendado para mulheres acima de 40 anos que devem ir até um médico especialista.
Esses exames devem ser periódicos, a fim de evitar que a doença demore para ser descoberta.
Se por acaso for encontrado um nódulo, a melhor opção a se fazer a seguir é a citologia de mama, para saber quais são os próximos passos necessários.
Como me especializar?
O mercado de trabalho para o farmacêutico citopatologista é bem amplo, e para conseguir atuar na área é necessário se especializar!
E a IEPG oferece o melhor curso de pós-graduação em citologia para você se tornar um profissional altamente capacitado.
Venha conhecer nosso curso e faça já sua matrícula.
0 Cometários