A gestão hospitalar é essencial para o bom funcionamento de qualquer instituição da saúde.
Em especial para os hospitais públicos que, muitas vezes, além de não terem uma gestão de qualidade, sofrem com falta de verbas e atenção do governo.
No texto de hoje vamos falar um pouquinho mais sobre como a gestão hospitalar em hospitais públicos pode favorecer essa área e qual a sua importância.
O que é gestão hospitalar?
Antes de realmente entrar no assunto, é preciso deixar claro qual é a atuação de profissionais que trabalham com gestão hospitalar.
Essa é uma área que trata diretamente da gestão de hospitais, clínicas e qualquer outra instituição ligada à área da saúde.
Por esse motivo, quem faz parte da gestão é responsável por fazer o planejamento administrativo na instituição, manter o controle e avaliação do gerenciamento.
Além disso, ainda cabe a ele manter a organização dos processos que envolvem os recursos do ambiente clínico, comandar a liderança das equipes, entre muitos outros processos.
E isso funciona da mesma forma nos hospitais públicos.
Como a gestão hospitalar pode ajudar os hospitais públicos?
Justamente por ter uma má gestão, a maioria dos hospitais públicos sofrem grandes perdas e claro a população que necessita desse serviço é quem mais sofre, e é nesse ponto que os gestores se encaixam.
Os principais pontos que uma boa gestão pode melhorar, são:
- Administração mais organizada de recursos humanos, financeiros e materiais;
- Agilidade na tomada de decisões;
- Eficiência na aquisição de medicamentos, serviços, equipamentos, insumos, etc;
- Implementação de processos mais organizados;
- Investimento em novas tecnologias, e muito mais.
Dessa forma, é possível fazer com que haja um melhor funcionamento tanto para os profissionais que atuam no local, quanto para os pacientes que buscam por um atendimento de qualidade.
Como saber se a gestão está sendo eficiente ou não?
Manter uma gestão hospitalar não é fácil, por isso, é muito importante saber se ela está dando resultados ou não.
Dessa forma, é preciso sempre acompanhar os indicadores. Com eles você pode avaliar alguns sinais, como um ambiente mais eficiente e redução do número de problemas, e caso ocorram, que eles sejam resolvidos mais rapidamente.
Além disso, é possível perceber uma boa gestão quando todos os processos ocorrem de uma forma limpa, organizada e com resultados visíveis.
Sem falar também, na questão financeira, que deve estar mais organizada e claro os pacientes mais satisfeitos.
Para usuários, a gestão otimiza seu atendimento, trazendo mais qualidade, segurança e organização.
Como posso atuar em uma gestão hospitalar de hospitais públicos?
Para você tornar-se um profissional de qualidade, que traz mais resultados e eficiência para o funcionamento de um hospital público, é preciso ter uma especialização na área.
O IEPG Pós-Graduação oferece um curso de MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde, com um corpo docente atuante e aulas de alta qualidade que irão te preparar para o mercado de trabalho.
Alavanque sua carreira com nosso time!
0 Cometários