Para falar sobre a importância da tecnologia da informação (TI) na Gestão Hospitalar, precisamos primeiro trazer dois conceitos importantes. Sobre a tecnologia da informação e sobre a Gestão Hospitalar.
A tecnologia da informação é o conjunto de recursos e processos que envolvem a coleta, o armazenamento, o processamento e a distribuição de dados e informações por meio de dispositivos eletrônicos
Já a gestão hospitalar, é o conjunto de atividades administrativas e operacionais que tem como objetivo garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes, seja em hospitais ou clínicas.
A TI pode contribuir para a gestão hospitalar de diversas formas, como: facilitar o acesso e a integração das informações clínicas e administrativas dos pacientes; otimizar os processos de agendamento, atendimento, diagnóstico, tratamento e alta; melhorar a comunicação e a colaboração entre os profissionais de saúde; reduzir os custos e os erros, entre outros.
E no texto de hoje, vamos trazer um pouco sobre pontos importantes em que a TI e a gestão hospitalar se tornam grandes aliados.
Implantação de sistemas eletrônicos de prontuário do paciente
Uma das aplicações da TI na gestão hospitalar é a implantação de sistemas eletrônicos de prontuário do paciente (PEP).
O PEP é um documento digital que reúne todas as informações relevantes sobre a saúde e o histórico de um paciente, como dados pessoais, alergias, medicamentos, exames, diagnósticos, tratamentos e evolução.
Com isso em mente, a implantação de sistemas eletrônicos de PEP traz diversos benefícios para a gestão hospitalar, como:
- Agilizar o atendimento e a tomada de decisão clínica;
- Facilitar o compartilhamento e a análise de dados;
- Reduzir o uso de papel e o espaço físico;
- Evitar a perda ou a duplicação de informações;
- Diminuir os erros de transcrição ou interpretação;
- Melhorar a qualidade e a continuidade do cuidado;
- Aumentar a produtividade e a eficiência dos serviços;
- Promover a educação e a pesquisa em saúde, etc
Além desses benefícios, o prontuário do paciente pode ser acessado e atualizado por diferentes profissionais de saúde, de forma integrada e segura, graças à tecnologia da informação.
Gestão de dados e análise de informações em saúde
Outra aplicação da TI na gestão hospitalar é a gestão de dados e análise de informações em saúde.
A gestão de dados é o processo de coletar, armazenar, organizar, proteger e disponibilizar os dados gerados pelos sistemas eletrônicos de saúde, como o PEP, os sistemas de laboratório, os sistemas de imagem, os sistemas de farmácia, entre outros.
A análise de informações é o processo de extrair, processar, interpretar e apresentar os dados de forma a gerar conhecimento e valor para a saúde.
A gestão de dados e análise de informações em saúde traz diversos benefícios para a gestão hospitalar, como: monitorar e avaliar os indicadores de saúde, qualidade e desempenho; identificar e solucionar problemas; planejar e implementar ações de melhoria, entre vários outros.
Demais áreas de atuação da TI na gestão hospitalar
As áreas de atuação citadas acima são apenas algumas das formas em que a tecnologia da informação pode auxiliar na gestão hospitalar.
Outros pontos muito importantes em que a TI está presente nessa gestão, são:
- Segurança da informação e privacidade dos pacientes.
- Integração de sistemas e interoperabilidade.
- Telemedicina e telessaúde
- Sistemas de apoio à decisão clínica
- Sistemas de identificação e rastreamento
- Sistemas de gestão hospitalar, etc.
Com isso, conseguimos ver que a tecnologia da informação é uma ferramenta essencial para a gestão hospitalar.
Afinal, ela permite melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde prestados aos pacientes. Além de poder contribuir para a gestão hospitalar em diversas áreas.
0 Cometários